Exibir página para impressão

KIT FLASH RECOVER: consertar Bravissimo do led verde travado

KIT FLASH RECOVER: consertar Bravissimo do led verde travado

Mensagempor Jason » 18 Set 2012, 18:48

Amigos, nestes dias Azbox esta prestes a publicar no forum oficial novas ferramentas de software, para consertar e reviver a memoria Flash dos Bravissimos que travaram e ficaram com ela bugada e sem possibilidade de fazer um recover, ja que o aparelho ficava incomunicado com o PC.
Com estas ferramentas de software sera possivel reprogramar o chip, sem ter que tirar ele da placa e sem ter ferramentas especiais como um Programador de Eprom, por exemplo.
O unico necesario vai ser abrir o aparelho e soldar uma resistencia de 10 K ohms num ponto especifico, para posibilitar a gravaçao do chip com nosso velho e conhecido cabo serial RS232 e um PC..
Imagem
Coisa que qualquer tecnico ou até usuarios com um minimo de manualidade, vao conseguir fazer.
Com isto sera ressolvido o maior problema que tinham os Bravissimos, e acho eu que depois disso, ele voltara a se converter em uma das melhores escolhas no momento de eleger um receptor.
Jason
Administrador
Administrador

Receptor:: Varios Modelos

Re: KIT FLASH RECOVER: consertar Bravissimo do led verde tra

Mensagempor Jason » 30 Nov 2012, 21:58

Imagem

Imagem
http://www.4shared.com/rar/uLvxvE63/Kit_Flash_Recover.html
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Pessoal, isto aqui funciona. Trabalhei com Windows 7 sem problemas.
Espero nao ter me enganado agora, ao postar algum arquivo. Podem testar e se acharem algum erro
vamos corrigindo e atualizando este topico e o download.
Jason
Administrador
Administrador

Mensagempor Jason » 30 Nov 2012, 22:49

Circuito integrado U7
Imagem
Jason
Administrador
Administrador

Mensagempor penhagui » 30 Nov 2012, 23:22

Jason funcionando ok , única coisa que não consegui é atualizar com a ultima firmware depois de dessoldar o resistor , dai eu atualizei por Usb e funcionou ok , ele não reconheceu no loader. abraço amigo , ótimo trabalho velho .
penhagui
Aprendiz
Aprendiz

Receptor:: azbox

Mensagempor and27 » 30 Nov 2012, 23:25

muito bom jason, mais facil impossivel.
estava pronto para sacar a memoria, mas resolvi dar uma
olhada no forum com a esperança de vc ter postado o kit.
fiz o procedimento e o bravissimo já esta funcionado em minutos.

obrigado amigo
and27
Aprendiz
Aprendiz

Receptor:: evo xl

Mensagempor thiago09 » 01 Dez 2012, 00:07

Muito obrigado Jason por publicar o tutorial. Amanhã vou tentar recuperar o meu Bravíssimo utilizando esse novo recover. Pelo que entendi, a memória SPI é a memória epron. ou estou errado? Só queria saber porque o resistor não pode continuar na memória, sendo necessário desoldá-lo após executar o tutorial.
thiago09
Avançado
Avançado

Receptor:: Azbox BravíssimoTwin

Mensagempor The Lost » 01 Dez 2012, 00:13

Parabéns Jason, vc é o cara mesmo! :lol:
AZ-BR -> HiGH DiFiNiTiON é isso.

Imagem
.Pessoal, não mande MP por dúvidas técnicas, postem no fórum, pois uma resposta pode ajudar muitos usuários. Grato
.Somos apenas instrumento de compartilhamento de informações, dicas e conhecimentos em geral entre aficionados de televisão p/satélite.
The Lost
Super-Moderador
Super-Moderador

Receptor:: Phoenix/S1001/DuoHD+

Mensagempor Gamaia » 01 Dez 2012, 05:29

Mensagem não lidapor thiago09 » 01 Dez 2012, 01:07
Muito obrigado Jason por publicar o tutorial. Amanhã vou tentar recuperar o meu Bravíssimo utilizando esse novo recover. Pelo que entendi, a memória SPI é a memória epron. ou estou errado? Só queria saber porque o resistor não pode continuar na memória, sendo necessário desoldá-lo após executar o tutorial.

Se você gostar de sobrecarga, faça de forma direta. Creio que é uma forma de reprogramar sem overdose de energia. Então, depois, desnecessário o contato elétrico.

[]'s
Decos Azbox Bravissimo Twin HD e DuoSat Prodigy HD
2 Antenas de 60 cm com Lnbs Duplos Smart Titanium
30W e 70W e 1 de 90 cm com 61W e 43 W de carona
Gamaia
Intermediário
Intermediário

Receptor:: ProdigyMM, Bravíssim

Mensagempor murson » 01 Dez 2012, 06:27

Gracias por el buen trabajo que has hecho Jason. Obviamente la resistencia pone en alto el pin 3 de la memoria habilitando la escritura de la misma.
Sería una buena opción agregarle una llave conmutadora de 1 polo 2 posiciones con la R en serie para habilitar la memoria en caso de reprogramarla sin tener que quitar y agregar la R cada vez que se necesite.

¡Buen trabajo! ¡felicitaciones!
murson
Novato
Novato

Receptor:: azbox bravoo

Mensagempor faja » 01 Dez 2012, 06:51

Valeu msm Jason, prometeu e cumpriu, isso demonstra carater. Acaba de torno o meu dia melhor. Louvo a Deus pela sua vida. 8-)
Deus sem vc continua sendo Deus, vc sem Deus não e ninguem...
faja
Novato
Novato

Receptor:: newgen

Mensagempor thiago09 » 01 Dez 2012, 07:10

Gamaia escreveu:Se você gostar de sobrecarga, faça de forma direta. Creio que é uma forma de reprogramar sem overdose de energia. Então, depois, desnecessário o contato elétrico.

Gamaia, perguntei apenas por curiosidade. Apenas fiquei curioso em saber porque é necessário retirar o resistor após o tutorial. Foi uma curiosidade técnica minha. Como é preciso retirar o resistor depois do tutorial, se o problema acontecer novamente, será necessário abrir o Bravíssimo e repetir o procedimento com o resistor.

De qualquer forma, esse tutorial é excelente e bem mais prático para recuperar o Bravíssimo em relação ao método anterior na qual tinha que regravar a epron. Esse tutorial, me deixa bem mais tranquilo em relação ao suporte do Bravíssimo. afinal, agora sabemos que se der erro na atualização, o reparo é bem fácil. a partir de agora, talvez o Bravíssimo se torne uma ótima escolha ao se comprar um receptor.

Agradeço muito ao Jason por ter cumprido com o prometido e ter publicado o tutorial. Meus sinceros agradecimentos. :D Hoje vou comprar esse resistor de 10k ohms e executar o tutorial como foi publicado. tomara que dê certo e o meu Bravíssimo reviva.
Editado pela última vez por thiago09 em 01 Dez 2012, 07:17, em um total de 2 vezes.
thiago09
Avançado
Avançado

Receptor:: Azbox BravíssimoTwin

Mensagempor Sulamar » 01 Dez 2012, 09:28

Funciona no Bravissimo Clone?
DuoSat Blade HD + AzBox Xl + PC-40 + diseq chieta heavy duty 4 x 1; S900 Black + Xlink + diseq empi centaury 8 x 1 + Ku 1,50 Hispasat + ku 90 Amazonas + ku 90 Via + ku 60 Intelsat 3R
Telada 3 m - C2 + Telada 2,85 (SR) - C1 + Telada 2,20 - B4
Telada 2,40 - NSS 7
Sulamar
Intermediário
Intermediário

Receptor:: Blade HD-Phoenix HD

Mensagempor Jason » 01 Dez 2012, 10:17

O resistor que podemos usar pode ter um valor aproximado a esse que recomendamos de 10.000 ohms.
Eu mesmo usei um de 9k1 que tinha disponivel no momento (mais/menos 20% do valor deveria dar o mesmo resultado).
Porque nao deixar o resistor sempre ligado??
Bom, por sobrecarga nao seria o problema porque o consumo de corrente é quase nada.
Colocar uma chave para ativar ou nao esse resistor.... , se alguem quer fazer nao faz mal, mas eu acho desnecesario, é pouco provavel que um aparelho fique travado no led verde novamente, sao cassos isolados embora sim pode ocorrer de novo perfeitamente.
Alias esse problema pode ocorrer em qualquer receptor.
Mas nao é conveniente deixar esse resistor ligado porque a funçao do pino 3 é de Proteçao de Escritura, e do modo que ela esta sendo usada no aparelho a finalidade é proteger por hardware certos endereços de memoria que contem informaçao basica nos procedimentos normais de recover ou atualizaçao por exemplo, seja pelo cabo ou pelo USB.
Ou seja, tirando o resistor, certa informaçao da memoria sempre fica protegida e somente fica liberada uma parte dela para ser escrita durante o uso dos loaders.
Quanto a se serve para outros modelos como o Bravoo, s925, etc, o procedimento basico é aplicavel a qualquer memoria SPI mas sem o recurso de algums arquivos especificos nao vai funcionar.
Por exemplo para o Bravoo vai ser necesario criar outros arquivos de configuraçao propios ( ddr...ini, erom3602.ini, sdram.ini).
Sei que o pessoal da Azbox nao tem esquecido esse problema, portanto um dia desses podemos ter uma soluçao como esta.
O que sim pode funcionar em outros aparelhos é o procedimento de tirar a memoria e reprogramar externamente, isso sim tem que funcionar.
Quando chegar nas minhas maos algum Bravoo travado em ON, quem sabe possa testar isso, mas até agora sempre consegui ressolver usando as dicas do "Kit de Recuperaçao do Bravoo", e nunca tive que tirar ou trocar nenhuma memoria.
Mas sao cassos diferentes e nao podemos comparar totalmente com a situaçao do Bravissimo.
Jason
Administrador
Administrador

Mensagempor Gamaia » 01 Dez 2012, 12:16

Amigos. Peço desculpas à todos. Não tenho conhecimento de eletrônica para palpitar. Thiago, acho que sou tão curioso quanto você. Mas medroso. Jamais fui crítico ( sei que vc. entendeu) e sim um mal brincalhão.
É, na verdade, dando certo, nós (sei que é difícil), deveriamos....nem sei.....tentarmos sossegar...
Editado pela última vez por Gamaia em 01 Dez 2012, 17:22, em um total de 1 vez.
Gamaia
Intermediário
Intermediário

Mensagempor Gamaia » 01 Dez 2012, 12:40

Jason. Entendo perfeitamente o que você coloca para todos. Não querendo reclamar, ou criticar. Tenho um Bravissimo Twim e um DuoSat Prodigy. Por azar meu Prodigy teve um problema. Não por culpa do Team, ou Firm. etc. Já o Bravissimo, que todo mundo mete o pau, por isso ou por aquilo, está firme e forte. Bem, na minha opinião, creio que todos querem acertar. Mas é a emoção que faz a vida valer a pena.

PS.: A DuoSat tem um Tean de primeira, creio que profissionais, indiscutível.

Agora o elogio!! Se não fossem vocês, nós estaríamos, no escuro, sem trocadilho. Pois, enquanto a primeira dá um exemplo, "o resto" sugam iniciativas como a sua. Parabéns!!!
Gamaia
Intermediário
Intermediário

Mensagempor azmagnus » 01 Dez 2012, 13:34

amigo jason...tinha na mão um "moozca" com o defeito do led verde travado.fiz o recovery conforme tutorial e deu certo tudo ...só que meu "moozca" não aceitou mais atualização do mesmo..aí pensei..se esse recovery é para o azbox bravissimo..então coloquei a atualização do mesmo e bingo,..transformei meu moozca em um bravissimo..o que é bom..é que o aparelho ressucitou. abraço e espero ter contribuido com algo.
azmagnus
Aprendiz
Aprendiz

Receptor:: S900HD

Mensagempor Jason » 01 Dez 2012, 14:11

Isso que voce fala é muito interesante.
Eu acho que se em vez de usar no recover o arquivo do Bravissimo, usamos o arquivo do Moozca, teria que recuperar o Moozca e ele continuaria sendo um Moozca.
Agora , entendendo o que vc fez no seu moozca, vc carregou um arquivo basico de Bravissimo, ai depois de tirar o resistor, ficou uma area protegida na memoria, com os arquivos basicos do Bravissimo, (coisa que eu expliquei ums posts atras).
Entao ele passou a ser um Bravissimo e nao admite outra atualizaçao que nao seja a do Bravissimo.
Ou alguma coisa mais ou menos assim.
Portanto quem tiver um Moosca travado no led verde o que teria que fazer e carregar uma firmware qualquer do Moozca em vez de colocar aquela A.2.1733 que eu deixei no kit, e que era de um Bravissimo.
Dito de outra forma, se carregamos uma firmware quando o resistor de 10K estiver colocado, o aparelho deveria aceitar qualquer firmware, seja a do Bravissimo ou a do Moozca.
Isto dito sem absoluta certeza porque nao testei, atençao.
Mas lembrem que Bravissimo é a mesma coisa que Moozca. Nao seria de estranhar que a unica mudança que a fabrica fez foi a diferente programaçao do conteudo da memoria SPI, pelos motivos que todos conhecem.
Jason
Administrador
Administrador

Mensagempor lucianommc1 » 01 Dez 2012, 15:21

eu fiz o procedimento com calma e correto.nao tiver sucesso continua a luz verde ainda,
lucianommc1
Novato
Novato

Receptor:: bravoo

Mensagempor Sulamar » 01 Dez 2012, 15:43

Amigos, funcionou perfeitamente no Bravissimo Clone. Após a soldagem da resistência (retirei de uma placa velha, fácil e achar), fiz o recovery com os arquivos do disponibilizados para o clone (o loader é o mesmo do Megabox 3000). Retirei a resistência após a atualização e estou usando no modo Twin, com um dongle Smart I. Ainda não sei se saiu atualização para o clone.

Obviamente, não estou defendendo o clone, acho uma sacanagem o que fazem, mas o aparelho é de um amigo, e, o que puder fazer para ajudar, farei.

Jason, obrigado por disponibilizar as informações.

Grande abraço.

P.S: ao amigo que não conseguiu, confira se as soldas não estão encostando umas nas outras. Como a distância é muito pequena, precisa usar uma lupa para conferir. Se estiver ok com a solda, verifique se seu aparelho não é clone.
DuoSat Blade HD + AzBox Xl + PC-40 + diseq chieta heavy duty 4 x 1; S900 Black + Xlink + diseq empi centaury 8 x 1 + Ku 1,50 Hispasat + ku 90 Amazonas + ku 90 Via + ku 60 Intelsat 3R
Telada 3 m - C2 + Telada 2,85 (SR) - C1 + Telada 2,20 - B4
Telada 2,40 - NSS 7
Sulamar
Intermediário
Intermediário

Receptor:: Blade HD-Phoenix HD

Mensagempor gleissontel » 01 Dez 2012, 18:06

Muito bom Jason, ai sim...

Só tirando uma duvida, meu moozca bravissimo twin esta florindo normalmente com a att de 23/11, porem toda vez que desliga o decoder fica no escuro, ai entro no menu e saio, (apenas fazer isso entrar no menu e sair) que ja volta a floriar.

Sabe de algo parecido, aconteceu com alguem por ai ? Sabe como resolver ?

Abraço ?
gleissontel
Novato
Novato

Receptor:: MOOZCA BRAVISSIMO

Próximo

Voltar para BRAVISSIMOS Moozca, Twin e Wifi