Exibir página para impressão

Qualidade das antenas... 60 - 90 - 120 - 150...

Qualidade das antenas... 60 - 90 - 120 - 150...

Mensagempor gabrielvix » 18 Mar 2011, 01:05

Olá amigos, estou criando esse tópico para que possamos compartilhar informações sobre as nossas queridas antenas. Como todos sabemos a qualidade da chapa importa e muito para a melhoria no sinal, não só o tamanho importa em uma antena, mas também a sua construção (qualidade da chapa e material feito). O grande exemplo são as antenas da D*i*r*e*c*t*v e as das S*k*y, a primeira não sei por qual marca era fabricada, porém eram excelentes antenas que aguentavam brincando 10 anos a mais, as da segunda são fabricadas pela Zirok, importante marca no mercado nacional de construção de antenas, está no mercado a muito tempo e suas antenas são de excelente construção e rigidez, temos outras marcas como Telesystem, Gigasat, Girosat, Brasilsat, Aquario....

Bom o tópico também foi criado para que usuários que tenham tais antenas e outras marcas também possam compartilhar informações sobre tal, qualidade da chapa, material que é feito o tamanho da antena e o ganho que consegue e qual satelite é claro.

Pra começar o tópico ai segue minhas informações... possuo 3 antenas, uma de 150 da Gigasat e duas de 60, uma da Zirok (S*k*y) e outra da Aquario...

Antena gigasat: qualidade da chapa não é tão boa, pouco rígida, sendo assim um pouco maleável, acredito que isso não seja bom para transmissão de sinal, o material também não considero dos melhores e por isso eu acho que essa antena seja um pouco barata no mercado.
Antena aquario: qualidade da chapa também não é tão boa, um pouco mais rígida do que a da gigasat, porém podia ser melhor, o suporte dela é de plástico (parte de traz da antena) acho isso um pegado mortal para antenas que são para durar muito tempo com as variações do tempo, também é encontrada no mercado e seu preço é baixo.
Antena zirok: qualidade da chapa excelente, construção muito boa, a chapa é bem rígida, seu suporte é de metal, seguindo o padrão da antena, como disse acredito que isso ajude na captação de sinal, considerada a antena mais cara que se encontra no mercado nacional.

Agora vamos as perguntas, antena da telesystem para quem tem, é uma antena boa? Qualidade da chapa inferior, melhor ou igual as da zirok? Estou entre uma de 80 da telesystem e uma de 90 da zirok, qual consideram melhor? sei que 10 cm faz diferença, porém será que faz muita diferença?

Abraços a todos e vamos rechear o tópico com informações, quanto mais melhor e ajudará outros users a comprarem suas antenas e até mesmo descobrir as antenas que tem em casa.

Gabriel L. V. Gama.
gabrielvix
Intermediário
Intermediário

Receptor:: Elite HD/Premium HD

Re: Qualidade das antenas... 60 - 90 - 120 - 150...

Mensagempor sergiobnunes » 18 Mar 2011, 13:17

Antenas parabólicas são usadas em UHF e Microondas. Possuem uma alta diretividade o que nos leva a perceber que possuem um alto ganho. Uma antena receptora de satélites de 3 metros de diâmetro, por exemplo, tem um ganho de 33dB, ou seja, ela "amplifica"( o mais correto seria falar concentra) o sinal de chegada por volta de 2000 vezes.
Lembrando sempre que o ganho da antena parabólica é devido a sua capacidade de concentração, em um único ponto, do sinal recebido. Ela pode ser feita de diferentes materiais, por exemplo:

- tela de alumínio;
- fibra de vidro;
- alumínio;
- tubos de alumínio.

A diferença do material empregado em sua construção influenciará em seu ganho, a saber:

Uma antena de alumínio têm um ganho maior que uma de fibra de vidro, que têm o ganho maior que uma de tela.
O preço das antenas, geralmente, varia nesta mesma proporção.
O diâmetro da antena também influe no ganho da mesma. Quanto maior o diâmetro da antena maior será o ganho e melhor a qualidade da recepção.

Recepção de satélites

Podemos dividir uma antena parabólica para recepção de satélites em diversas partes:
- refletor;
- iluminador;
- corneta corrugada ou feedhorn;
- polorotor;
- elemento amplificador (lna, lnb, lnc).

O refletor direciona todo o sinal recebido para um único ponto, o foco.
O iluminador segura a corneta corrugada .
A corneta possui dentro o dipolo que receberá os sinais de rf.
O polorotor colocará o dipolo na polarização vertical ou horizontal.
O elemento amplificador amplificará os sinais recebidos ( o lnb e o lnc também convertem o sinal recebido para uma freqüência mais baixa.

Sérgio
sergiobnunes
Colaborador
Colaborador

Receptor:: az america s900

Mensagempor gabrielvix » 21 Mar 2011, 05:26

E ai galera, mais ninguém para colaborar com o tópico?

Abraços e vamos colaborar :D

Gabriel L. V. Gama.
gabrielvix
Intermediário
Intermediário

Receptor:: Elite HD/Premium HD

Mensagempor ricardo.luis » 22 Mar 2011, 13:25

Tenho uma chapa da tia, que é a mesma usada pela céu atualmente (tenho uma também), o fabricante acredito ser o mesmo, pois são iguaizinhas, apenas a pintura é diferente, são chapas bem rígidas. Tenho uma da antiga diretatv, essa é mais grossa a chapa, mas seu ganho é igual as demais. As 3 chapas são de 60cm. Já manuseiei a aquário também, achei a chapa mole, não gostei não.
Chapa nº1 60cm [61ºW]+70ºW, Chapa nº2 60cm 43ºW, Chapa nº3 60cm móvel atualmente em 15°W, Discecq 4x1, XL + S809.
ricardo.luis
Colaborador
Colaborador

Receptor:: AZ EVO XL/ AZ S809

Mensagempor krau » 23 Mai 2011, 14:55

Caros amigos, tenho assinatura da CEU vinha usando por um bom tempo a off-set de 60cm, aquelas bem antigas e de excelente qualidade. Como agora estou de hdtv e vim trabalhar no Maranhão, instalei uma Zirok de 90 cm e aí me apareceram alguns problemas: baseado nos ajustes da CEU de 60 cm que já havia instalado ( Incl 80,5 - AZ 34 graus e LNBF 33,8 graus) que aplicados na Zirok simplesmente não funciona pois não dá nehum sinal do Intelsat 11. Só consegui ajustando a inclinação com 88 graus ( o mastro da antena está 100% vertical) e AZ de 12 graus.
O que pode estar acontecendo? A qualidade que consigo é de no máximo 50%. Me perdi nessa.
Se alguém puder dar uma idéia como o I11 entrou com os ajustes fora dos cálculos seria interessante .
krau
Novato
Novato

Receptor:: azamerica s900

Mensagempor lordmorten » 19 Jun 2011, 14:53

Também gostaria de saber a respeito de quem tem a antena girosat 1,50 mt, estou a fim de comprar uma dessas, o preço esta bem atrativo, no momento estou somente com uma bem antiga e inteiraça que meu pai me deu da Tecsat telada de 2 mt, excelente marca e extinta, os parafusos não enferujão nem a pau, esta novíssima, porém para caronas deve ficr meio complicada pelo diâmetro dela, por isso quero uma fechada, quem puder contribuir com este excelente e importante topico, bem lembrado, ajudará muito... ;)
lordmorten
Novato
Novato

Receptor:: goldbox gd5000BandC

Mensagempor dj_igor » 19 Jun 2011, 15:27

Comprei uma girosat de 1,50..material é bem reforçado...

Paguei um bom preço em uma distribuidora...acabei pegando 2 mas não sei se monto as 2...

Precisar de indicação pra comprar manda MP
dj_igor
Aprendiz
Aprendiz

Receptor:: AzAmerica BR780

Mensagempor BREDS1 » 29 Jun 2011, 22:51

Bom, vou dar minha favorável impressão à respeito de uma antena que tenho e que é muito pouco comum:
Antena SVEC(marca chinesa)de 2,1m de chapa! (da U.S.A.T.E.L)
Talvez até em virtude do tamanho da antena as chapas das pétalas são grossas / espessas, pelo menos bem mais que as chapas de minhas outras antenas. O conjunto é muito robusto e pesado.
Tempos atrás montei eu mesmo esta antena e apontei, só por experiencia, no Telstar 12 com lnbf focalpoint Tele-system.
Em um dia claro, sem nuvens, a qualidade conseguida na TP de maior interesse foi de 94/95%! Isto significa sinal com qualidade quase 10% superior ao que consigo na minha outra antena, que já não é pequena, no Telstar 12 tbém de chapa marca Century 1,6 m com lnbf duplo Sharp (e que uso em meus dongles S1 e Ibox).
Provavelmente qualquer dia destes, eu coloque esta antena a funcionar efetivamente no T12 e ache outra função para a de 1,6m.
É...no caso de antenas, realmente o maior tamanho tem grande significado na qualidade do sinal recebido...acho até que com esta antena de 2,1m o sinal não desaparece naqueles dias de grandes volumes de chuva...pode até diminuir, mas sem cair! A testar...
Imagem
BREDS1
Super-Moderador
Super-Moderador

Receptor:: Prodigy+ZEUS+Bios

Mensagempor Rocamoc » 01 Ago 2011, 20:21

Olá pessoal!
Tenho 2 antenas Z*i*r*o*k chapa 90 cm, uma delas com carona (C2 e mãe); duas chapa 60 cm (uma na *s*k*y* e outra no 15.W este de suporte de plástico. Bem adquirí agora uma G*i*r*o*s*a*t de chapa, 150 cm, para ter a b*a*n*d*a C; montei ontem mas ainda não sintonizei. Estranho é o furo que ela tem no meio. São 6 pétalas, não tão firmes quanto a da *z*i*r... Gostaria da experiência dos amigos do post quanto ao LNB duplo (C e KU),ou isoladamente . E quanto as flanges, alguém já usou variações? Assim que sintonizar informarei. (O amigo dj_igor ficou de montar a dele, mas, ainda não postou para nos informar a experiência dele com essa antena). Até.
Rocamoc
Novato
Novato

Receptor:: Azbox Premium e S810

Mensagempor dj_igor01 » 09 Ago 2011, 00:28

Meu login nesse fórum ficou sem acesso por isso fiquei fora só consegui retornar criando esse novo..

Eu apontei a minha pro telstar12 e teu 78% de sinal com lnb duplo bs...ainda não tive tempo de fazer mais testes mas quando tiver tempo irei mexer novamente
dj_igor01
Novato
Novato

Receptor:: Openbox s10

Mensagempor tectel » 18 Ago 2011, 07:06

ola mocada......
esta semana eu instalei 8 antenas da zirok de 150 chapa , apontada para o amazonas para a recepcao do canal minas saude . ai eu comprei 5 antenas da girosat comecou a minha dor de cabeca nao consegui ter sinal do amazonas por nada... a zirok eu nao gasto 3 minutos para achar o sinal....
tectel
Novato
Novato

Receptor:: azbox elite

Mensagempor thiago lucena » 18 Ago 2011, 08:12

são do mesmo tamanho, ou antena off set ? pois as antenas off set tem elevação diferente das focal point.
Imagem
thiago lucena
Moderador
Moderador

Receptor:: S900HD

Mensagempor zeroberto_stu » 23 Set 2011, 13:02

comprei no ML duas de 90cm da Girosat, a qualidade é muito boa, inteira de ferro , nada de suporte de plastico que não aguenta apertos. Ainda nao instalei para ver quanto de qualidade vai aumentar.
zeroberto_stu
Novato
Novato

Receptor:: xs

Mensagempor guinho_fla » 01 Out 2011, 12:19

Boa tarde galera, Comprei uma Zirok AVS 1,50 fechada e tô querendo usá-la com um kit carona C2 + AMAZ + EDS OU C2 + AMAZ. Gostaria de saber se com essa antena, poderia usar os lnbf q uso na off-set ou se tenho q usar um focal point pescoço fino. Quem puder ajudar eu agradeço!
guinho_fla
Novato
Novato

Receptor:: az america s808

Mensagempor Wandor2 » 05 Mar 2012, 23:02

Comprei uma antna Girosat de 1,5mt é muito ruim, pois as chas são pouco robustas e qualquer movimento as empena.Omanual de instalação não é elucidativo e o ganho dela é baixo. Não consegui captar o hispaschato, quando na minha região se consegue com antena de 90 cm. Se alguém possuir um vídeo de instalação deste antena, por favor, me envie. Eu consegui encontrar o 43w e o máximo de qualidade que consegui foi 76% e por aqui esse mesmo sat com uma de 60cm se consgue essas mesmas taxas. Tentei encontrar alguma informação no site (girosat), mas não tem nada.
Wandor2
Novato
Novato

Receptor:: S900

Mensagempor sydnelsom » 20 Mar 2012, 22:24

Wandor2,
também comprei uma girosat de 1,5m e tbm to sofrendo pra encontrar esse hispachato aq na paraíba.
O meu lnb é um com ganho de 55dB...e tá acontecendo a mesma coisa q vc>>tipo com uma antena de 90 e 60 cm consigo a mesma taxa (Maezonas, C2 e Céu) que nessa Girosat 1,5m>>e o hispachato nem sinal>>no máximo encontro 7% no meu openbox (valor mínimo é +- 4 ou 5%. No EboXl máximo 30% (sendo que o mínimo que o eBoXL mostra é 20%).

To desanimado pq paguei uma nota na antena e no lnb...froids.

abç
sydnelsom
Intermediário
Intermediário

Receptor:: azbox evo xl usb

Mensagempor ricardo tevez » 25 Mar 2012, 15:10

Eita amigo, tbm to nesse barco, comprei essa mesma anetena e consegui sinal duas vezes e fugiu rapido, deu 25% e caiu, agora quando consigo algo é so 8%, uso um azamerica s812, taxa dele 4% e 5%. antena muito ruim pois muita gente na Paraiba ja ta pegando sinal, com a century de chapa e zirok,inclusive ja fui ver de um amigo meu.
ricardo tevez
Aprendiz
Aprendiz

Receptor:: azbox evo xl

Mensagempor ricardo tevez » 25 Mar 2012, 15:11

É o jeito trocar de antena, lembrando que até estou tentando com um lnb focal point
ricardo tevez
Aprendiz
Aprendiz

Receptor:: azbox evo xl

Mensagempor manoelbatalha » 31 Mar 2012, 12:05

ola amigo tenho uma lemon 1,35 chapada gostaria de saber de vc como faço pra adapitar pra ela aumentar o sinal do b4 como adaptar pra aumentar o sinhal pode me dizer agradesço muito
manoelbatalha
Novato
Novato

Receptor:: midia box

Mensagempor pinheiro64 » 03 Abr 2012, 18:08

Comprei uma GiroSat de 1,50m.
Frágil, nada precisa na montagem e dificílima para apontamento.
Desistí da GiroSat e comprei uma Zirok de 1,50m.
Robusta, precisa na montagem. Que baita diferença !
Amanhã tentatrei fazer apontamento e postarei os resultados.
pinheiro64
pinheiro64
Novato
Novato

Receptor:: AZBOX Elite

Próximo

Voltar para LNB- DISEQCs-ANTENAS